Precauções
Mantenha-se saudável
O fechamento temporário na AABB e em muitos lugares devido a pandemia de Coronavírus fez com que o home office aparecesse de maneira forçada em muitos locais de trabalho. Pode ser um desafio para funcionários e gestores. Por ser a casa o local de trabalho, ela oferece distrações e inclusive trabalhar em excesso. Para se adaptar mais rápido à essa nova rotina, listamos algumas ideias para você seguir e ainda sugerimos ferramentas que auxiliam nos seus trabalhos. Seja qual for seu ambiente de trabalha, mantenha os hábitos de higiene e cuidados necessários.
1. Crie rotinas e limites: Defina com seus gestores um horário para trabalho, horas ou atividades a serem cumpridas como meta, assim você saberá que horas deve começar as atividades do dia e até que horas tem pra terminar.
2. Prepare-se pessoalmente: Comece com os hábitos rotineiros de quando se prepara para ir trabalhar, como por exemplo, tomar banho, tomar café. Evite ao máximo ficar trabalhando de pijama e pantufas, pois prejudica sua nova rotina e passa a impressão de que não se está, de fato, trabalhando. Sempre que possível vista-se como estivesse indo para o trabalho, ter disciplina começa com o seu preparo pessoal.
3. Local de trabalho: É importante ainda organize seu lugar, após encontrar um espaço em sua casa que possa servir como escritório nas próximas semanas procure deixá-lo sempre organizado e limpo.
4. Organize – Elabore uma lista de afazeres, então abuse das ferramentas tecnológicas para te auxiliar, como o Google Calendar e Trello.
5. Rotina – Não esqueça de fazer corretamente o horário de almoço, levante-se para tomar uma água, usar o banheiro e tomar seus remédios regularmente para não prejudicar sua saúde.
Evite distrações, como conversas com familiares e brincadeiras com animais de estimação e atividades que podem ser feitas em outro momento.
Trabalhar em home office é essencial estar focado na produtividade para que o funcionário consiga render tanto quanto se estivesse na empresa. Lembre-se ainda que nunca precisamos tantos das soft skills, então use também:
- Inteligência Emocional;
- Empatia;
- Resiliência;
- Criatividade
Foto de Retha Ferguson no Pexels
Para você poder ser mais produtivo, listamos algumas das ferramentas que mais usamos e que contribuem muito para a organização das atividades no nosso dia a dia. A idéia aqui é resumir sobre o que cada ferramenta oferece de principal e não aprofundar no uso de cada uma.
Whatsapp Web
Um dos serviços de mais importância nos dias de hoje é o WhatsApp, por ser fácil e rápido ajuda e contribui muito para os trabalhos, e você pode deixar logado no seu navegador para escrever de forma mas fácil e enviar documentos. Mas tome cuidado com os grupos e contatos pessoais para não distrair você com vídeos engraçados e piadas.
Skype
Um dos serviços de chamada de voz e vídeo mais populares na Internet, e está disponível para celulares, tablets, TVs. A versão gratuita suporta até 20 usuários, enquanto a versão paga, o Skype for Business, permite conversar com até 250 pessoas em uma mesma chamada.
É possível trocar mensagens de texto, fazer reuniões, compartilhar arquivos e telas com outros usuários. As conversas são gratuitas, mas há cobrança em ligações para telefones convencionais.
Trello
Plataforma gratuita de controle de trabalhos para organizar melhor todas as atividades. Com tantas tarefas e atividades o Trello gerencia projetos em listas, movimente os cartões nas listas de forma versátil. Pode ser utilizado por qualquer usuário, seja para organizar as tarefas, os locais onde ir, planos de viagem, as leituras, e o que mais você achar necessário.
Pode ser acesso pelo computador normalmente sem instalar nada ou sincronizado por aplicativo instalado, apesar de totalmente gratuito, também existe planos pagos com algumas funcionalidades extras.
WeTransfer
É muito útil para trabalho remoto de quem precisa fazer trocas de arquivos pesados. Na versão gratuita, é possível enviar até 2 GB de arquivos para até 20 e-mails. O documento chega até o destinatário em forma de arquivo zipado.
Google Calendar
Mais uma das muitas ferramentas que o Google disponibiliza e basta ter uma conta no Gmail para usar. Ele é disponível na web e também em aplicativo, útil para qualquer pessoa que precise organizar seus compromissos e atividades do dia a dia. Funciona como uma espécie de agenda virtual, em que você pode criar várias agendas diferentes e marcar todos os seus compromissos nela.
Se quiser, pode ser notificado, através do seu celular ou de um e-mail, antes de seu compromisso começar e ainda tornar sua agenda pública, que ao ser compartilhada os usuários poderão alterar e cadastrar compromissos nela.
Google Drive
Outra ferramenta muito boa, para quem tem email do Gmail, que o Google oferece. O serviço de armazenamento na nuvem de arquivos como textos, fotos, vídeos e músicas. Dispensa a necessidade de HD externo ou pen drives, além de permitir o compartilhamento dos documentos com outros usuários. Pode ser instalado no celular e usar pelo aplicativo.
Os arquivos, planilhas e apresentações do Google salvam automaticamente todas as alterações feitas na nuvem. A ferramenta torna-se muito prática e atrativa para as empresas por ter várias opções agregadas, como seu funcionamento com outros produtos como Google Docs, Google Fotos, Google Sheets, Google Forms e Google Slides. A versão grátis oferece 15 GB de armazenamento.
Dropbox
Assim como o Google Drive, é uma ótima ferramenta de armazenagem nas nuvens. Imagens, músicas e documentos tudo sincronizado e acessível do computador pessoal, profissional, smartphones e tablets. Acesse onde estiver. A conta gratuita é de 2GB de espaço e você pode comprar mais espaço quando for necessário.
Toda atividade desenvolvida requer uma necessidade específica, essas são só algumas de tantas outras plataformas e aplicativos que estão disponíveis, esperamos que essas ideias sejam úteis para que você e sua equipe consigam trabalhar de forma ainda melhor.
Foto de capa de Andrea Piacquadio no Pexels